AVISOS PAROQUIAIS
(Sé e São Vicente)
- 06-03-2022 -
- De 07-15 de março, às 19-15 horas, largo da capela do Bonfim, junto à imagem de Nossa Senhora, oração pela paz
- Entre os dias 13 a 20 de março, ocorre a semana da Caritas. O ofertório do III Domingo da Quaresma é para a CARITAS.
- Dia 13 de Março, sé catedral, 15.00 horas, Assembleia Paroquial, para quem queira participar, sobre a sinodalidade na Igreja.
- Todas as sextas feiras da quaresma a partir das 10.00 horas até às 19.00 horas haverá confissões na Igreja da Misericórdia.
- Dia 18 de março e 01 de abril, na sé catedral, 21.00 horas, haverá celebração penitencial com absolvição coletiva.
- Dia 19 de Março, 14.30 h – 17.00 horas, Auditório Antigos Paços- Guarda, conferência sobre Direito Matrimonial: Família e o casamento à luz do Direito Civil e Nulidade do casamento canónico. Recasados e integração na Igreja.
CATEQUESE PAROQUIAL
FESTA DA PRIMEIRA COMUNHÃO
(Relativa ao ano 2020)
Queridos Pais: Os nossos melhores cumprimentos e votos de que a quadra natalícia e de Ano Novo tenha decorrido pelo melhor.
Voltamos ao vosso contacto para vos dar notícias sobre a festa da Primeira Comunhão dos vossos filhos.
Na última informação enviada, ficaram salvaguardas outras datas para a festa da Primeira Comunhão. Tudo ficou condicionado conforme fosse o evoluir da “Pandemia”.
Como é do conhecimento de todos a “Pandemia” continua presente no nosso dia-a-dia e, neste momento vivemos um aumento significativo de número de surtos ativos em todo o nosso país.
Sabemos que o “Estado de Emergência” decretado pelo Presidente da República Portuguesa, está neste momento em vigor e certamente irá repetir-se durante o mês de Janeiro o que nos impede realizar o que queríamos fazer.
Após longa ponderação, entendemos que o atual momento não nos permite salvaguardar a necessária segurança individual e coletiva, para levarmos a cabo a realização da festa da 1ª Comunhão nos diversos momentos que a mesma envolve.
Avaliando o impacto que as regras e limitações atuais nos impõem a todos os níveis, os riscos a que se expõem os vossos filhos, as vossas famílias, catequistas e restantes elementos da comunidade; o facto de uma festa coincidir com a realização de eleições presidenciais, sem esquecer a vaga de frio que se faz sentir de modo anómalo, sentimo-nos constrangidos a adiarmos uma vez mais a Celebração e a Festa.
Como não desistimos apontamos como datas para as festas:
- Dia 6 de Junho, 2021, (1º Grupo - Bonfim, Bairro da Luz, Santa Zita e Póvoa do Mileu);
- Dia 10 de Junho, 2021, (2º grupo - restantes Centros de Catequese);
As horas das celebrações serão divulgadas oportunamente e com o evoluir de toda a situação relativa à pandemia.
Se porventura, houver alguma família que queira celebrar num outro momento a Festa da Primeira Comunhão do seu filho(a) devem contactar os párocos.
A Vida e a saúde acima de tudo!
Posteriormente e se necessário for, daremos informações.
Certos da vossa compreensão, pedindo a proteção de Deus e sem outo assunto subscrevemo-nos com amizade fraterna. Bem-hajais.
Atenciosamente
Guarda, 06/01/2021
P. Alfredo Pinheiro Neves
P. Carlos Alberto Correia Lages
Direção da Catequese
AVISOS PAROQUIAIS
(Sé e São Vicente)
- 2021-01.10 -
- Sábado dia 16, 11.00 Horas, o Senhor Bispo preside à celebração da Eucaristia na Sé Catedral. Décimo sexto aniversário da tomada de posse - diocese da Guarda.
- Durante toda esta semana, de 10-16 de Janeiro, decorrerá nas catequeses, no local onde é realizada e para o ano correspondente, a festa do Pai-nosso com entrega de diplomas. Foi elaborado um guião para a celebração da mesma. Permaneçamos em sintonia com as crianças e suas famílias que realizam este gesto.
- De 18-25 de Janeiro decorrerá o oitavário de orações pela unidade dos Cristãos.
- Foi adiada, por motivos óbvios, a festa da Primeira Comunhão e que se realizaria este mês. Aos pais foi indicada uma outra data.
AVISOS PAROQUIAIS (Sé e São Vicente) - 2020-11.01 - 1. Este ano não se realizarão as Romagens aos diversos cemitérios. Devem cumprir-se as normas estipuladas pela DGS, para esses dias de Romagem. Estão previstas e agendadas as respetivas eucaristias nas comunidades que assistimos. 2. Dia 02, dia de Fiéis defuntos o Senhor bispo preside na misericórdia, à Eucaristia, sem Romagem ao cemitério. No sábado seguinte dia 7, também não há missa no cemitério. 3. Dia 7, na Sé Catedral. 17.00 Horas, missa das Equipas de Nossa Senhora. Preside o Senhor Bispo. 4. Tal como nos outros anos estão a decorrer os peditórios nacionais da Liga da luta contra o cancro. 5. Neste ano, devido à epidemia da “covid-19”, para obter as indulgências plenárias aplicáveis exclusivamente às almas do Purgatório, a Penitenciaria Apostólica, estabeleceu: 1. Indulgência plenária para quem visite um cemitério e reze pelos defuntos mesmo só mentalmente, durante o mês de novembro, descontínuos ou não, até oito. 2. A indulgência plenária do dia 2 de novembro, anexa à Comemoração de todos os fiéis defuntos,pode ser transferida para o dia da solenidade de Todos os Santos, ou para outro dia qualquer do mês de novembro para quem visitar piedosamente uma igreja ou um oratório e aí rezar o “Pai-nosso” e o “Credo”. 3. As pessoas mais idosas, os enfermos e todos os que por motivo grave não podem sair de casa, poderão obter a indulgência plenária desde que, unindo-se espiritualmente a todos os outros fiéis que fazem as visitas de piedade acima referidas, desapegados completamente do pecado e com a intenção de satisfazer logo que possível às três condições do costume (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre), diante de qualquer imagem de nosso Senhor Jesus Cristo ou da Bem-aventurada Virgem Maria, façam preces piedosas pelos defuntos. - Laudes e Vésperas do Ofício de Defuntos; - Rosário Mariano,Coroa da Divina Misericórdia; - Outras orações pelos defuntos; - Leitura meditada de alguma das passagens evangélicas da Liturgia defuntos, - Uma obra de misericórdia.
Em colaboração com a Junta de Freguesia da Guarda informamos o que deve ser tido em conta nos próximos dias 1 e 2 de Novembro" NOTA INFORMATIVA Considerando o habitual culto religioso por altura do Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados com as visitas aos ente-queridos sepultados nos cemitérios e articulando com as exigências decorrentes da situação sanitária, a Junta de Freguesia deliberou manter abertos os 7 cemitérios sob a sua responsabilidade. Face as instruções emanadas pela Direção Geral da Saúde, considera-se necessário e útil proceder a algumas recomendações para o decurso da próxima semana e especialmente para os dias 01 e 02 de novembro. Assim, sugere-se que durante a próxima semana haja a limpeza e conservação das sepulturas com o recurso a material próprio evitando a sua partilha, cumprindo a etiqueta respiratória e o distanciamento recomendado. NOS DIAS 01 E 02 DE NOVEMBRO • Há a necessidade de cumprir um numero máximo de pessoas dentro dos cemitérios conforme indicação a ser prestada na entrada de cada um deles; • Uso obrigatório de mascara; • Está disponível gel desinfetante na entrada dos cemitérios; • A entrada dos Cemitérios deve ser respeitada a distância de 2 metros entre as pessoas a aguardar a entrada; • Em cada campa /jazigo apenas podem permanecer duas pessoas; • Sugere-se um tempo máximo de permanência junto a campa do ente-querido limitado a 20/30 minutos • Devem ser respeitados os circuitos de circulação no interior dos cemitérios. • 0s sete cemitérios sob a responsabilidade e gestão da Junta de Freguesia da Guarda são: Senhora dos Remédios / Póvoa do Mileu / Barreiras / Póvoa do Mileu junto a Capela / Quintazinha do Mouratão e Monte Barro / Guarda-gare / Sequeira e Carapito de São Salvador. Face ao exposto apelamos a melhor atenção e colaboração de todos os cidadãos para que se cumpra — em segurança — e em respeito por todos — estes dias de uma maior lembrança dos ente- queridos que partiram. Salvaguardamos que no decurso da próxima semana, pode haver uma determinação governamental que altere a decisão agora tomada pela Junta de Freguesia da Guarda. Guarda, 22 de novembro de 2020 A Junta de Freguesia da Guarda
AVISOS PAROQUIAIS
(Sé e São Vicente)
- 2020-10-17.18 -
-
A adoração na sé catedral, às quintas-feiras tem início às 16.30 horas e a missa às 18.00 horas.
-
Dia 21 de outubro, a eucaristia é presidida pelo senhor bispo sé catedral às 18.00 horas.
-
Dia 22 de outubro ocorre aniversário da dedicação da Sé Catedral da Guarda. Eucaristia presidida pelo senhor bispo às 18.00 horas.
-
Este ano não se realizarão as romagens aos diversos cemitérios. Estão apenas previstas as respetivas eucaristias nas comunidades que assistimos.
AVISOS PAROQUIAIS (Sé e São Vicente) - 2020-10-10.11 1. A catequese abrirá lentamente a partir do dia 12 de Outubro, segunda-feira, e reger-se-á atendendo à evolução da pandemia. 2. Na próxima semana, de 2ª a 4ª das 15.00 horas às 18.00 horas ainda se podem aceitar matrículas para a catequese. 3. A partir da próxima quinta-feira, dia 15, a adoração na sé catedral, inicia- se às 16.30 horas e a missa passa para as 18.00 horas. 4. Dia 12 de Outubro, (ACEPS) Associação católica de enfermeiros e profissionais de saúde, juntamente com os bombeiros realizam um percurso com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com início às 21.00 horas, saída da capela do Hospital, percorrendo vários bairros da nossa cidade e regresso à capela do Hospital.